Definição – O que significa Comandos padrão para instrumentos programáveis (SCPI)?
Comandos padrão para instrumentação programável (SCPI) define um padrão destinado ao controle de instrumentação. O SCPI descreve uma linguagem que é útil para controlar instrumentos de teste. SCPI oferece uma sintaxe padrão, formato de intercâmbio de dados e estrutura de comando.
O principal objetivo do SCPI é minimizar o tempo de desenvolvimento de um programa de equipamento de teste automático (ATE). O objetivo é alcançado através do fornecimento de um ambiente de programação confiável para uso de dados e controle de instrumentos. Este ambiente de programação confiável é obtido usando formatos de dados definidos, mensagens de programa e respostas de instrumentos em todos os equipamentos SCPI, independentemente do projetista.
SCPI geralmente é pronunciado como “skippy”.
Definirtec explica os comandos padrão para instrumentos programáveis (SCPI)
Os dispositivos SCPI são incrivelmente flexíveis ao aceitar uma variedade de formatos de parâmetros e comandos, o que os torna mais simples de programar. As respostas do instrumento que são devolvidas ao controlador podem ser informações de status ou dados. O formato de resposta de uma consulta específica de um instrumento SCPI é bem definido e reduz os esforços de programação necessários para compreender o status, bem como as informações dos dados do instrumento.
A consistência de programação do SCPI é horizontal e vertical. A consistência de programação vertical especifica mensagens de programa dentro de uma classe de instrumento, enquanto a consistência horizontal usa o mesmo comando para gerenciar funções semelhantes em todas as classes de instrumento.
SCPI tem a capacidade de fornecer muitos níveis de controle de instrumento diferentes. Os comandos de medida padrão fornecem aos usuários comandos rápidos e fáceis sobre a instrumentação SCPI, enquanto os comandos mais abrangentes oferecem controle de instrumento convencional.
Os programadores de sistemas ATE podem se beneficiar significativamente do SCPI. O SCPI reduz o tempo necessário para que os programadores de sistemas ATE aprendam como programar novos equipamentos SCPI depois de programar seu equipamento SCPI inicial. SCPI é benéfico para programadores que:
- Use linguagens de programação como FORTRAN, C, etc., para entregar comandos aos instrumentos
- Instale drivers de dispositivo de instrumento para geradores de programa ATE
- Instale drivers de dispositivos de instrumentos para painéis frontais de instrumentos de software
SCPI descreve parâmetros, comandos do instrumento, status e dados. SCPI não é uma linguagem de programação, pacote de aplicativo ou software voltado para o controle do painel frontal do instrumento.
O SCPI é construído para ser colocado em camadas sobre a parte independente de hardware do IEEE 488.2. Além disso, o SCPI funciona bem com interfaces de controlador para instrumento, incluindo RS-232C, IEEE 488.1, VXIbus, etc.