Definição – o que significa comandado por comando?
O termo “orientado por comando” refere-se a programas e aplicativos de software que usam palavras ou letras específicas como comandos para executar uma tarefa. Esses programas usam uma interface de linha de comando, que é desprovida de componentes gráficos e elementos de interface de usuário encontrados em outros tipos de interfaces, como interfaces de usuário baseadas em menus e baseadas em gráficos. Os programas orientados a comandos são mais eficientes, mas podem ser difíceis de aprender a usar. Muitos dos primeiros sistemas de computação e sistemas operacionais eram sistemas orientados a comandos e, mesmo hoje, muitos programadores ainda usam compiladores e interfaces orientados a comandos devido à sua eficiência.
Definirtec explica Command Driven
Os sistemas orientados a comandos são aplicativos e programas que possuem uma interface simples que aceita comandos textuais como entrada do usuário e executa as tarefas correspondentes.
Os comandos textuais inseridos pelo usuário podem ser uma palavra inteira, uma abreviação ou um único caractere.
Esses sistemas evitam a necessidade de navegação pelas várias camadas de menu encontradas em um sistema orientado por menus e, portanto, são mais rápidos do que os outros tipos de interfaces de usuário. Os usuários iniciantes podem achar difícil usar um sistema orientado a comandos, pois eles precisam memorizar os vários comandos exclusivos e a sintaxe prescrita necessária para realizar uma tarefa específica. Esses sistemas, entretanto, são frequentemente usados por profissionais de informática, uma vez que os comandos permitem acesso direto às funções do sistema operacional e eliminam os processos pesados envolvidos em uma interface gráfica de usuário.
Alguns aplicativos controlados por comando bem conhecidos incluem o Microsoft Disk Operating System (MS-DOS), o prompt de comando instalado em sistemas Windows, o shell Unix e certos interpretadores de consulta SQL.
A maioria das interfaces orientadas a comandos consiste em uma tela preta, uma única barra de título na parte superior, uma barra de rolagem e um cursor piscando.
Embora as interfaces gráficas tenham se tornado a forma mais popular de interação do usuário, os usuários também podem fazer uso de aplicativos como o Prompt de Comando (Windows) e Terminais (Mac) para acessar a função de linha de comando do sistema e executar tarefas avançadas.