Definição – o que significa coleção?
Na programação, uma coleção é uma classe usada para representar um conjunto de itens de tipo de dados semelhantes como uma única unidade. Essas classes de unidade são usadas para agrupar e gerenciar objetos relacionados.
Uma coleção possui uma estrutura de dados subjacente que é usada para manipulação e armazenamento de dados eficientes. A legibilidade e a manutenção do código são aprimoradas quando as coleções são usadas em construções lógicas.
Definirtec explica coleção
As coleções são projetadas para agrupar certos objetos com uma conexão lógica. Por exemplo, um objeto StudentCollection pode ser usado para manter detalhes de estudantes universitários. Os detalhes podem incluir o número total de alunos ou oferecer um recurso de pesquisa de aluno com base em atributos, como nome, classe ou série.
As coleções são usadas nas seguintes condições:
- Cada elemento do grupo representa um objeto com uma finalidade semelhante.
- O tamanho do grupo varia dinamicamente durante o tempo de execução.
- Deve haver acesso a um elemento individual por meio de uma função de pesquisa baseada em uma chave específica.
- Deve haver uma classificação ou iteração por meio dos elementos do grupo.
O .NET Framework fornece vários tipos de coleção, como uma lista de matriz, lista vinculada, pilha, fila ou dicionário. As coleções personalizadas podem ser usadas quando há um requisito de implementação para uma estrutura de dados especial ou nova. Isso pode ser feito para hospedar tipos específicos, melhorar o desempenho ou modificar, substituindo a funcionalidade de classe de coleção existente. O uso de coleções personalizadas na arquitetura do aplicativo envolve recursos de desenvolvimento adicionais.
A seleção do tipo certo de coleção é baseada no padrão de uso de uma coleção. Os exemplos incluem coleção de dicionário, fila, pilha, dicionário classificado e genéricos.