Definição – o que significa código hexadecimal em cores?
Um código hexadecimal de cores é uma forma hexadecimal de representar uma cor no formato RGB combinando três valores – as quantidades de vermelho, verde e azul em um determinado tom de cor.
Esses códigos hexadecimais de cores são parte integrante do HTML para web design e continuam sendo uma forma importante de representar formatos de cores digitalmente.
Definirtec explica Color Hex Code
Os códigos de cores hexadecimais
Uma maneira de mostrar a composição de uma cor seria listar todos os três valores de vermelho, verde e azul.
Como os valores de vermelho-verde-azul variam de 0 a 255, o código resultante teria nove caracteres.
Em contraste, o formato hexadecimal tem apenas seis caracteres. Nesse sentido, ele compacta os valores RGB individuais em um valor de seis dígitos que usa uma combinação de caracteres alfanuméricos, incluindo letras e números, para identificar uma cor.
Também é possível expandir esse valor de seis dígitos de volta ao seu valor RGB individual.
Outra razão pela qual os valores de cor hexadecimal decolaram é que muitas máquinas usavam códigos operacionais de 8 bits. Nesse sentido, o octeto era uma forma razoável de representar esses tipos de valores.
É importante ressaltar que com possíveis permutações de 0-256 intervalos para cada um dos três valores de cor, vermelho, verde e azul, o sistema produz 16,777,216 resultados, que são mais cores do que o olho humano pode realmente distinguir. Além disso, as novas tecnologias geralmente abstraem o valor binário e hexadecimal usando um nome de cor com base nesses valores, por exemplo, em folhas de estilo em cascata para universalizar temas e estilos na web.
Outros sistemas de cores
É importante notar que o sistema de cores RGB não é o único sistema de cores usado no mundo da tecnologia. Um sistema de cores diferente, conhecido como CYMK ou ciano, amarelo, magenta e preto, é usado para gerenciar a impressão em cores.
No entanto, o sistema RGB predomina na representação puramente digital de imagens.
Usando códigos de cores hexadecimais
As tecnologias modernas usam valores de cores RGB e podem ou não usar valores hexadecimais para representá-los. Em geral, os novos usuários estão menos familiarizados com os códigos de cores hexadecimais do que no início do HTML. No entanto, as tecnologias mais recentes que trabalham com cores digitais ainda reconhecem as representações de cores e valores hexadecimais.
Uma das aplicações mais interessantes disso é a descrição do TechCrunch de um programa de cores de um cientista da computação de Berkeley que supostamente “alucina” cores em imagens em preto e branco. Em geral, vários tipos de programas de “tecnologia retro” podem buscar “injetar” cores em sistemas ou imagens anteriormente em tons de cinza.
As redes neurais convolucionais funcionam com imagens pixeladas de maneiras detalhadas. Sua avaliação pode utilizar códigos de cores hexadecimais como parte do processamento de imagem e visão computacional. Com suas muitas camadas e funções, a CNN aprende a reunir conceitos como bordas e recursos para aprender a identificar objetos, pessoas ou animais em imagens.
Em geral, usar um sistema de base 16 em vez de um sistema de base 10 torna os códigos de cores hexadecimais um pouco mais compactados ou eficientes do que a escrita de valores RGB e esse tem sido o principal utilitário desse sistema de formato hexadecimal.