Definição – O que significa Código Gerenciado?
O código gerenciado é um esquema aplicado pela Microsoft a algumas linguagens de programação de alto nível para que sua execução seja gerenciada pelo .Net Framework Common Language Runtime.
O núcleo disso é um contrato de cooperação entre o tempo de execução e o código de execução nativa, que afirma que o tempo de execução pode parar uma CPU em execução para que ela recupere a informação que é específica para aquele endereço atual que a CPU está executando. Isso é para garantir a segurança de tipo, limite de array e verificação de índice, coleta de lixo e tratamento de exceção.
Definirtec explica o código gerenciado
Código gerenciado refere-se ao código que foi escrito usando qualquer uma das linguagens de programação de alto nível com suporte para uso com o Microsoft .Net Framework. Todas essas linguagens compartilham um conjunto unificado de bibliotecas de classes que podem ser codificadas em uma Linguagem Intermediária (IL). Um compilador com reconhecimento de tempo de execução é usado para compilar a linguagem intermediária em um código executável nativo que pode ser executado dentro do ambiente de execução gerenciado. Isso garantirá que sempre haverá limite de array adequado e verificação de índice, bem como coleta de lixo adequada e tratamento de erros.
Muitos erros de programação típicos podem ser evitados usando código gerenciado por meio da compilação no ambiente de execução gerenciado. Tarefas pequenas e tediosas, como verificações de segurança, destruição de objetos não utilizados e gerenciamento de memória, já são feitas automaticamente.
Linguagens de programação suportadas:
- C + +
- C#
- J#
- Microsoft Jscript .Net
- Microsoft Visual Basic .Net
- Outras linguagens que suportam a estrutura .Net