Código de particionamento

Definição – o que significa código de particionamento?

O particionamento do código é um método usado para tornar uma grande base de código ou projeto gerenciável, dividindo diferentes segmentos em pedaços menores que podem ser manipulados facilmente, ao contrário de um código grande que pode ter muitas áreas de falha e ocupar grandes porções de um disco, além de levar muito tempo para compilar.

Definirtec explica código de particionamento

O código de particionamento é usado para tornar o desenvolvimento de código mais gerenciável, especialmente na área de gerenciamento de código, gerenciamento de projeto e rastreamento de código. Ele quebra um grande empreendimento, como o desenvolvimento de um sistema de nível corporativo que pode abranger vários recursos e equipes. Isso efetivamente divide uma grande tarefa em partes menores que podem ser realizadas por diferentes equipes em paralelo, tornando o desenvolvimento mais rápido. No ambiente .Net da Microsoft e no Visual Studio, isso é feito por meio de assemblies e namespaces.

Um bom exemplo da aplicação do código de particionamento é a arquitetura model-view-controller (MVC). No MVC, o código é dividido em modelo ou banco de dados, visualização ou interface de usuário e controlador, que pode ser considerado a lógica de negócios do aplicativo. Embora os três componentes façam parte do mesmo projeto, eles são separados um do outro; portanto, eles podem ser desenvolvidos separadamente e em paralelo sem realmente afetar os outros. A única coisa com que se preocupar é a interface entre os três módulos, que deve ser sincronizada entre as equipes de desenvolvimento para garantir a comunicação adequada. Além disso, os componentes são independentes, portanto, alterar algo na lógica do controlador, por exemplo, não afetará o código da visualização e do modelo, mas pode afetar o funcionamento de todo o aplicativo.