Definição – O que significa CPU Interrupt Code (CIC)?
Um código de interrupção de CPU (CPU) é um código enviado por software ou hardware a uma CPU para suspender a execução de todos os processos até que o processo solicitado na interrupção seja concluído.
As interrupções permitem que o software ou hardware tenha precedência sobre a execução do programa existente, geralmente para realizar ações críticas, como reconhecimento de protocolo ou um sinal de tempo. Eles podem ser disparados por borda ou por nível.
Definirtec explica o código de interrupção da CPU (CIC)
Os códigos de interrupção em sistemas de computador mais novos são mantidos na mesma classe em uma pilha de interrupção ou fila de interrupção. Os sinais de interrupção alertam o processador sobre a existência de uma ou mais interrupções de uma classe particular. Os códigos de interrupção são amostrados pelo processador com a ajuda de arranjos de pilha e fila. Cada vez que uma interrupção é feita, as novas instruções que acompanham essa interrupção são adicionadas ao topo da pilha de execução do programa. Quando a pilha ou fila fica vazia, o sinal de interrupção cai. Conforme os novos códigos de interrupção são gerados, eles simplesmente são adicionados à pilha ou fila automaticamente.
Em sistemas de computador mais antigos, os sinais de interrupção do código de identificação das Classes I, II e III são recebidos e processados pelo processador ao mesmo tempo. As interrupções da mesma classe tendem a ser travadas pelo processador de interrupções.
As CPUs seguem uma sequência específica de eventos durante o processamento de uma interrupção na qual o processamento da interrupção é priorizado em relação à execução normal do programa. O código de tratamento de interrupção de primeiro nível é escrito com muito cuidado. Após a interrupção ser tratada, o estado de execução da CPU é restaurado e a interrupção é descartada. A CPU então continua a execução do programa suspenso.
A interrupção do processamento deve ser tratada da forma mais eficiente possível. Recomenda-se que o sistema operacional seja mantido livre de interrupções, pois elas podem diminuir substancialmente a velocidade operacional geral do sistema.