Definição – O que significa o Código de Instrução Simbólica para Todos os Fins do Iniciante (BASIC)?
O código de instrução simbólica multifacetado para iniciantes (BASIC) é uma linguagem de programação simples e de alto nível que foi introduzida em 1º de maio de 1964. Embora não seja mais uma linguagem de programação importante, o BASIC é usado principalmente como uma ferramenta para ensinar princípios fundamentais de programação.
Definirtec explica o código de instrução simbólica multifacetado para iniciantes (BASIC)
O BASIC foi desenvolvido por Thomas Kurtz e John Kemeny do Dartmouth College para dar aos alunos a capacidade de escrever programas para o Dartmouth Time-Sharing System (DTSS). Geralmente, esses alunos não eram focados em ciência da computação e não tinham formação técnica. Quando o BASIC foi lançado, usar computadores para pesquisa e ensino era um conceito novo.
Baseado em FORTRAN II e inspirado no ALGOL 60, o Dartmouth BASIC incluiu componentes que permitiam compatibilidade com compartilhamento de tempo. O lançamento inicial do BASIC concentrou-se no trabalho matemático com suporte aritmético de matriz, seguido pela capacidade de string completa adicionada em 1965. O BASIC cresceu em popularidade durante os anos 1970-80.
QBasic, uma variante do BASIC, é comumente usada hoje, junto com a linguagem de programação Visual Basic (VB) da Microsoft, que possui uma interface gráfica do usuário (GUI) e recursos orientados a objetos.