Definição – o que significa o código de bloco?
Na programação de software, um código de bloco é usado para converter o código de software ou um algoritmo em qualquer forma particular, de forma que os erros, se houver, no código possam ser minimizados. O código em bloco também pode ser aplicado nos domínios das telecomunicações, teoria da informação e teoria da codificação. A ideia principal é codificar uma mensagem para um destinatário de tal forma que o destinatário seja capaz de corrigir erros, se houver, na mensagem com a ajuda da codificação.
Definirtec explica Block Code
O matemático americano Richard Hamming pode reivindicar muitos créditos pelo pioneirismo do código em bloco em 1950. Na verdade, um desses códigos em bloco é chamado de “código de Hamming”, em homenagem a Hamming.
A idéia principal por trás dos códigos de bloco é fornecer ao usuário ou destinatário tais entradas de códigos com a ajuda das quais o usuário pode corrigir quaisquer erros possíveis no código sem precisar entrar em contato com a fonte do código. Nas telecomunicações, o princípio é codificar uma mensagem de forma que o destinatário da mensagem consiga corrigir um número limitado de erros de forma a ter um mínimo de aceitabilidade da mensagem. Essa ação evita a possibilidade de retransmissão da mensagem, o que desperdiça tempo e recursos.
Existem vários tipos de códigos de bloco usados, incluindo:
- Códigos Reed-Solomon
- Códigos de Hamming
- Códigos expansores
- Códigos de Golay
- Códigos Hadamard
- Códigos Reed-Muller