Definição – o que significa código de barras bidimensional (código de barras 2-D)?
Um código de barras bidimensional (código de barras 2-D) fornece armazenamento de informações nos eixos horizontal e vertical. Esta imagem gráfica pode ser impressa, incorporada em uma tela digital ou apresentada de outra forma para digitalização e análise.
Os códigos de barras bidimensionais também são conhecidos como códigos de barras de matriz ou códigos de matriz.
Definirtec explica o código de barras bidimensional (código de barras 2-D)
Um dos usos mais comuns dos códigos de barras 2-D é na leitura em smartphones. Um telefone pode ser equipado com um leitor de código de barras que obtém informações do código de barras 2-D de maneira rápida e eficaz. Isso pode ser usado para serviços de produtos, divulgação de notícias ou outros fins. Um dos principais benefícios dos códigos de barras 2-D é que eles aumentam a capacidade de armazenamento de dados em várias ordens de magnitude. Com a capacidade de armazenar mais de 7000 caracteres individuais, os códigos 2-D fornecem uma grande quantidade de informações que são facilmente acessíveis por algumas das principais tecnologias da atualidade.
Em um código de resposta rápida (QR), um dos tipos mais comuns de códigos de barras 2-D, o design inclui um padrão de localização, um arranjo de quadrados que mostra ao leitor o tamanho de um código QR e como ele está posicionado. Também existe um padrão de alinhamento, outro padrão que fornece precisão para scanners. Esses códigos 2-D costumam ser “redundantes” no sentido de que têm uma “margem de erro” específica para que o código possa ser comprometido e ainda assim ser bem lido por um scanner.