Definição – O que significa Memória de Código de Correção de Erros (Memória ECC)?
A memória de código de correção de erros (ECC) é um tipo de armazenamento de dados de computador projetado especificamente para detectar, corrigir e monitorar os tipos mais comuns de corrupção de dados internos. Conforme os dados são processados, a memória ECC equipada com um algoritmo especial faz a varredura e corrige constantemente erros de memória de bit único. Isso garante que nenhum dado errôneo ou corrompido seja acidentalmente armazenado na memória. Normalmente é encontrado e usado em sistemas com dados de alto valor, como sistemas de computação científica e financeira.
Definirtec explica a memória de código de correção de erros (memória ECC)
A memória ECC tradicional usa códigos de Hamming, enquanto outras usam redundância modular tripla, que é preferida devido ao hardware mais rápido em comparação ao hardware de correção de erros de Hamming. Implementações anteriores de erros corrigíveis de máscara de memória ECC, agindo como se o erro nunca tivesse ocorrido e relatando apenas erros não corrigíveis. Implementações recentes registram erros corrigíveis e erros não corrigíveis.
A memória ECC utiliza bits de paridade no armazenamento de código criptografado. Paralelamente aos dados sendo gravados na memória, seu código ECC é armazenado. Depois que os dados são lidos, o código ECC armazenado é comparado ao código ECC gerado quando os dados foram lidos. Se em qualquer caso houver uma incompatibilidade, ela será descriptografada pelos bits de paridade para determinar qual bit está com erro e será corrigida imediatamente.