Definição – O que significa Código Baklava?
Código baklava é um termo de TI para código muito complexo, especificamente, uma base de código que tem muitas camadas de abstração ou camadas de arquitetura. Os programadores falam sobre este e outros problemas com o código ao avaliar a melhor forma de desenvolver produtos de software, e de quais armadilhas evitar ao escrever código.
Definirtec explica o código de Baklava
O código baklava pode ser contrastado com outros termos-chave em TI. Um é o código espaguete, um termo negativo para código que tem lógica complicada e construção geral pobre. Em contraste, o código baklava também pode levar a alguns dos mesmos tipos de problemas práticos que o código espaguete. Também é importante contrastar o código baklava com outro termo: código lasagna – o código lasagna também é usado para descrever software com uma estrutura em camadas, mas nem sempre é negativo. Geralmente é usado para descrever um código simples e direto. Embora o código da lasanha possa não ser fácil de alterar por causa de uma produção genérica ou homogênea, ele pode funcionar muito bem para o uso pretendido.
O código baklava, por outro lado, implica que o projeto tem muita abstração e que é provável que falhe ou funcione mal de alguma forma. Alguns especialistas falam sobre o “vazamento” do código baklava através de suas camadas e falam sobre as camadas de código como permeáveis, mas alguns outros veem isso como uma falácia lógica, alegando que só porque algo tem muitas camadas, isso não significa que seja vai necessariamente vazar. O uso geral do código baklava descreve negativamente o software com camadas que não são necessárias e podem ofuscar o processo de compreensão e trabalho com o código-fonte.