Definição – o que significa codificação de rede?
A codificação de rede é uma técnica de rede na qual os dados transmitidos são codificados e decodificados para aumentar o rendimento da rede, reduzir atrasos e tornar a rede mais robusta. Na codificação de rede, algoritmos algébricos são aplicados aos dados para acumular as várias transmissões. As transmissões recebidas são decodificadas em seus destinos. Isso significa que menos transmissões são necessárias para transmitir todos os dados, mas isso requer mais processamento nos nós intermediários e terminais.
Definirtec explica a codificação de rede
Em redes de roteamento tradicionais, os pacotes são armazenados em cache e encaminhados downstream. Portanto, se um nó de roteamento receber dois pacotes de duas origens, ele os encaminha um após o outro e enfileira os outros nesse ínterim, mesmo que ambos estejam se dirigindo para o mesmo destino. Isso requer transmissões separadas para cada mensagem entregue, o que diminui a eficiência da rede. Na codificação de rede, algoritmos são usados para mesclar essas duas mensagens e o resultado acumulado é encaminhado ao destino. Após receber a massagem acumulada, ela é decodificada no destino usando o mesmo algoritmo.
Para que essa técnica funcione, o nó de destino precisa estar completamente sincronizado com os nós de transmissão.
A codificação de rede é considerada útil em redes mesh sem fio, redes de mensagens, redes de armazenamento, redes de streaming multicast, redes ponto a ponto de compartilhamento de arquivos e outras redes onde os mesmos dados precisam ser transmitidos para vários nós de destino. A alteração regular da topologia que ocorre em redes ponto a ponto representa um desafio para a técnica de codificação de rede porque complica a sincronização da rede. Além disso, os pares podem precisar de uma grande quantidade de tempo de processamento ao tentar decodificar os dados.
Em geral, as redes grandes podem aumentar sua eficiência por meio do uso de codificação de rede, mas os altos custos indiretos podem torná-las menos receptivas para redes pequenas.