Definição – o que significa codificação de caracteres?
A codificação de caracteres é o processo de representação de caracteres individuais usando um sistema de codificação correspondente composto de outros símbolos e tipos de dados. A codificação de caracteres é usada para muitos propósitos diferentes.
A codificação de caracteres também é conhecida como conjunto de caracteres ou mapa de caracteres.
Definirtec explica a codificação de caracteres
Os primeiros exemplos de codificação de caracteres envolviam diferentes tipos de criptografia, em que os governos buscavam proteger os dados internos. Outros exemplos incluem o uso de braille para cegos e diferentes tipos de sinais industriais usados em transporte e outros campos.
Com o avanço das novas tecnologias, a codificação de caracteres tornou-se uma forma funcional de preservar a integridade das mensagens. Os primeiros exemplos incluíam o código Morse em sistemas telegráficos. Outro tipo de codificação de caracteres correspondeu à computação moderna – esses tipos de códigos de caracteres ou conjuntos de caracteres agora são representados pelos conjuntos de caracteres ANSI ou ASCII que fornecem letras e símbolos internacionais, códigos numéricos.
O uso moderno da codificação de caracteres é feito de acordo com princípios específicos de design de computador. Uma delas é que os computadores não reconhecem caracteres de texto linguístico como tais, mas os usam como tipos de dados. Esses tipos de dados são armazenados em binário no nível da máquina, como conjuntos de uns e zeros. É por isso que a codificação de caracteres é totalmente necessária em qualquer tipo de computação moderna, parte da base para os designs de memória e entrada / saída que se tornaram tão sofisticados nas tecnologias de mensagens modernas.