Definição – O que significa Advanced Audio Coding (AAC)?
A codificação avançada de áudio (AAC) é uma técnica usada para compactar e codificar arquivos de áudio digital de esquema.
A tecnologia AAC pode ser usada para codificar arquivos de áudio em taxas de bits médias a altas. O AAC é construído para ser o sucessor lógico do MP3 (ISO / MPEG Audio Layer -3) e afirma oferecer melhor qualidade de som do que seu predecessor na mesma taxa de bits.
Definirtec explica Advanced Audio Coding (AAC)
A técnica AAC envolve a exploração de duas estratégias de codificação primárias para minimizar a quantidade de dados necessária para transmitir áudio digital de alta qualidade. Os componentes do sinal que são irrelevantes são descartados. As redundâncias no sinal de áudio codificado são eliminadas.
A codificação de arquivos de áudio digital envolve as seguintes etapas:
- A transformada discreta de cosseno modificada (MDCT) é usada para converter o sinal do domínio do tempo para o domínio da frequência. Os bancos de filtros são usados para converter um número exato de amostras de tempo em amostras de frequência.
- O domínio da frequência é quantizado usando um modelo psicoacústico e, em seguida, é codificado.
- Códigos de correção de erros internos apropriados são aplicados.
- O sinal é empilhado ou transmitido.
- O algoritmo Luhn mod N é usado para cada quadro para evitar a corrupção da amostra
O AAC pode amostrar frequências que variam de 8 Hz a 96 kHz e até 48 canais. Também é capaz de comprimir áudio que contém fluxos de pulsos complexos e ondas quadradas melhor do que MP3.
AAC é um padrão internacional usado por algumas empresas importantes como Dolby Laboratories Inc., Sony Corp. e Nokia Corp. AAC também é usado como um codec de áudio padrão para o formato .m4v pela Apple em arquivos de vídeo da iTunes Store.