Definição – O que significa Free Lossless Audio Codec (FLAC)?
O Free Lossless Audio Codec (FLAC) é um codec de código aberto usado para compactar dados de áudio sem qualquer perda na qualidade do áudio. Semelhante ao formato de áudio MP3, é projetado especificamente para áudio e suporta arte de álbum e marcas de áudio, e é adequado para ouvir, arquivar e gravar.
Definirtec explica Free Lossless Audio Codec (FLAC)
O Free Lossless Audio Codec é compatível com diversos dispositivos de hardware. É totalmente sem perdas, pois a codificação dos dados de áudio não tem perda e os dados decodificados são idênticos à entrada do codificador. O formato usa uma assinatura baseada em MD5 para garantir a integridade dos dados de áudio. Free Lossless Audio Codec suporta busca rápida e precisa. Isso torna o formato favorável para aplicativos de edição, junto com opções de reprodução. Os metadados do formato são flexíveis, suportando uma variedade de tabelas de busca, arte da capa e tags. O formato FLAC é adequado para arquivamento e também é altamente conveniente para arquivamento de CD. A técnica de enquadramento usada no FLAC garante que o formato seja resistente a erros.
Existem muitas vantagens em usar o formato FLAC. Por ser de código aberto, não há necessidade de obter uma licença. Ele tem um grande suporte de hardware e pode ser portado para várias plataformas e sistemas. Suporta streaming e a decodificação é rápida, independente da taxa de compressão. Outro benefício de usar o formato é a capacidade de restaurar parcialmente arquivos corrompidos.
No entanto, a taxa de compactação usada no formato é menos eficiente em comparação com a usada por outros codificadores.