Definição – o que significa cobertura de código?
Cobertura de código é um termo usado em teste de software para descrever quanto código-fonte do programa é coberto por um plano de teste. Os desenvolvedores examinam o número de sub-rotinas de programa e linhas de código que são cobertas por um conjunto de recursos e técnicas de teste.
A cobertura de código também é conhecida como cobertura de teste.
Definirtec explica a cobertura de código
Usando a análise de cobertura de código, as equipes de desenvolvimento podem garantir que seus programas foram amplamente testados quanto a bugs e devem estar relativamente livres de erros. Profissionais da indústria de software apontaram os benefícios evidentes deste tipo de análise de teste, ou seja, que incluir análise de cobertura de código e outros aspectos de teste em beta ou outras rodadas de desenvolvimento expõe bugs para um pequeno público de teste, em vez de milhões de usuários quando produtos finalmente vão ao ar.
Alguns ambientes de desenvolvimento, como o Microsoft Visual Studio, têm ferramentas de menu específicas para fazer análise de cobertura de código. Em outros casos, os desenvolvedores podem usar métodos relativamente manuais que envolvem mapear o código-fonte do software e determinar onde o teste se aplica. Fornecedores terceirizados também fornecem ferramentas de cobertura de código específicas para diferentes linguagens de programação.
Os especialistas descrevem a análise de cobertura de código como parte do “teste de caixa branca”, um método que examina o código do programa. Em alguns casos, a análise de cobertura de código é feita principalmente para localizar as áreas precisas que não são cobertas pelas estratégias de teste. Existem muitas métricas e parâmetros técnicos diferentes usados para avaliar especificamente a cobertura de código em um determinado projeto.