Um disco de quorum de cluster é um dispositivo de armazenamento compartilhado que é usado para armazenar informações de quorum para um cluster de failover. Este dispositivo é usado para manter informações de quorum e para fornecer um meio de comunicação entre nós no caso de uma falha na rede. Como funciona o quorum no SQL Server? Quando uma instância do SQL Server é iniciada, ela passa por um processo conhecido como inicialização. Durante a inicialização, a instância procura por um quorum e, se este existir, inicia normalmente. Se um quorum não existe, a instância tenta iniciar no que é conhecido como estado “quorum-less”. Em um estado sem quórum, a instância ainda está funcional, mas algumas características podem estar desabilitadas ou não funcionar corretamente.
O quorum é basicamente um sistema baseado em votos que é usado para determinar se uma instância do SQL Server deve ou não ser iniciada. Quando uma instância é iniciada, ela verifica se há quorum presente. Se não houver quorum presente, a instância irá tentar iniciar em um estado sem quorum.
Existem algumas maneiras diferentes de formar um quórum. A forma mais comum é haver uma maioria de instâncias do SQL Server que estão online e votando. Outra forma é que haja uma maioria de instâncias do SQL Server que estejam online e não votem. Finalmente, também pode haver uma maioria de instâncias do SQL Server que estão offline.
Se um quorum não estiver presente, a instância do SQL Server ainda será iniciada, mas algumas funcionalidades podem estar desabilitadas ou não funcionar corretamente. Por exemplo, se não houver quorum presente, a instância não será capaz de executar o failover automático.
Qual deve ser o tamanho do disco do quorum? O tamanho de um disco de quorum depende do tamanho e do número de discos virtuais no ambiente. Por exemplo, se você tiver quatro discos virtuais em seu ambiente, cada um com 100 GB de tamanho, você precisaria de um disco de quorum que tenha pelo menos 400 GB de tamanho.
Quais são os tipos de quorum de cluster?
Os tipos de quorum de cluster são:
Maioria do Nó: Neste tipo de quórum, um nó é considerado online se conseguir comunicar com a maioria dos outros nós do cluster. Este é o tipo de quorum mais comum usado em clusters.
Maioria do Nó e do Disco: Neste tipo de quórum, um nó é considerado online se puder se comunicar com a maioria dos outros nós do cluster E se puder acessar o disco do quórum. Este tipo de quórum é tipicamente usado em clusters com um pequeno número de nós (3-5) para fornecer proteção adicional contra falhas.
Maioria do Nó e Compartilhamento de Arquivos: Neste tipo de quorum, um nó é considerado online se puder se comunicar com a maioria dos outros nós do cluster E se puder acessar o quorum de compartilhamento de arquivos. Este tipo de quorum pode ser usado em clusters com um pequeno número de nós (3-5) e pode fornecer proteção adicional contra falhas.
Apenas disco: Neste tipo de quórum, apenas o disco do quórum é usado para determinar se um nó está online. Este tipo de quórum só deve ser usado em grupos muito pequenos (2 nós) e não é recomendado para a maioria das implantações.
Para que é usado o disco de quorum? Os discos do quorum são usados para armazenar informações sobre o status de um cluster. Esta informação é usada pelo software do cluster para determinar se o cluster está ou não operacional. Se o disco do quorum não estiver disponível, o cluster será incapaz de funcionar.
O que é quorum e tipos?
Quorum é um processo de votação usado para determinar se um grupo de eleitores é grande o suficiente para tomar uma decisão. O quórum é geralmente a maioria do grupo, mas pode ser uma supermaioridade ou outra fração, dependendo das regras estabelecidas pelo grupo.
Existem três tipos principais de quorum:
1. Maioria simples: Este é o tipo de quórum mais comum, e requer que mais da metade do grupo vote para tomar uma decisão.
2. Supermaioridade: Este tipo de quórum requer um limiar de votos mais elevado para tomar uma decisão. Por exemplo, um quórum de supermaioridade pode exigir dois terços ou três quartos do grupo para votar a fim de tomar uma decisão.
3. unânime: este tipo de quórum requer que todos os membros do grupo votem para tomarem uma decisão.