Clonar

Definição – o que significa clone?

Um clone é um objeto que é a duplicata ou réplica exata de outro objeto com as mesmas características e propriedades.

Também se refere a algo feito para se parecer muito com um objeto original, mas não é exato em todos os sentidos, como no caso de clones de telefones celulares, que parecem produtos de última geração, mas têm qualidade reduzida. Nesse tipo de caso, os clones também são conhecidos como imitações.

Definirtec explica Clone

Um clone se refere a hardware ou software.

Com hardware, um clone é um termo depreciativo que significa “perto, mas não exatamente” ou uma “cópia” completa de menor qualidade. Os clones de hardware costumam ser feitos roubando designs originais ou por meio de engenharia reversa.

Em qualquer caso, o resultado geralmente é de qualidade inferior, já que o clonador comercializa o produto como o original – até a embalagem – para cavalgar sua popularidade através do engano do cliente. Isso é pirataria de hardware.

Um dos primeiros exemplos de clonagem foi o primeiro IBM PC, em que empresas rivais como Dell e Compaq começaram a vender versões comparáveis ​​a custos mais baixos, o que também ajudou a reduzir os custos do computador.

Da mesma forma, clones de software são criados para aumentar a popularidade do marketing original de um produto. Por exemplo, o jogo de agricultura social da Zynga, FarmVille, foi popularizado no Facebook e rapidamente clonado por outros desenvolvedores que empregaram recursos e mecânicos semelhantes, mas alteraram aspectos visuais apenas o suficiente para evitar processos judiciais.

Jogos do mesmo gênero podem até ser considerados clones de jogos anteriores devido à mecânica e visuais semelhantes.