Definição – o que significa o cliente?
Um cliente é a extremidade receptora de um serviço ou o solicitante de um serviço em um tipo de sistema de modelo cliente / servidor. O cliente geralmente está localizado em outro sistema ou computador, que pode ser acessado por meio de uma rede. Este termo foi usado pela primeira vez para dispositivos que não podiam executar seus próprios programas e estavam conectados a computadores remotos que podiam por meio de uma rede. Eles eram chamados de terminais burros e servidos por computadores mainframe de time-sharing.
Definirtec explica o cliente
Um cliente pode ser um aplicativo simples ou um sistema completo que acessa os serviços fornecidos por um servidor. Um cliente pode se conectar a um servidor por diferentes meios, como soquetes de domínio, nomeados, memória compartilhada ou através de protocolos de Internet, que é o método mais comum sendo usado desde a ampla adoção da Internet.
Os clientes são classificados em três tipos:
- Thin Client: Um aplicativo cliente com funções mínimas que usa os recursos fornecidos por um computador host e seu trabalho geralmente é apenas exibir os resultados processados por um servidor. Ele simplesmente depende de um servidor para fazer a maior parte ou todo o seu processamento.
- Cliente Thick / Fat: Este é o oposto do Thick Client. Ele pode fazer a maior parte do processamento e não depende necessariamente de um servidor central, mas pode precisar se conectar a um para obter algumas informações, fazer upload ou atualizar dados ou o próprio programa. Os softwares antivírus pertencem a essa categoria porque não precisam realmente se conectar a um servidor para fazer seu trabalho, embora devam se conectar periodicamente para baixar novas definições de vírus e carregar dados.
- Híbrido: exibe características dos dois tipos acima. Ele pode fazer a maioria dos processos sozinho, mas pode contar com um servidor para dados críticos ou para armazenamento.