Definição – O que significa Boilerplate?
Um clichê é qualquer forma de escrita que pode ser ou é reutilizada várias vezes com alterações mínimas no conteúdo original. Este termo é usado atualmente em muitos campos, geralmente para se referir a mídia escrita padrão, como avisos, manuais de produtos, isenções de responsabilidade, declarações de direitos autorais e até mesmo contratos de licença do usuário final. Em TI, esse termo se refere ao código clichê, que é um código que se mostrou eficiente e pode ser estendido a muitos aplicativos. O código para produzir operações matemáticas padrão, programas de modelo e, mais notavelmente, códigos de fonte aberta podem ser considerados código clichê.
Definirtec explica Boilerplate
O termo foi derivado em 1900, quando aço espesso era laminado em grandes quantidades para fazer placas usadas em caldeiras a vapor. Este termo também pode rastrear algumas de suas raízes na década de 1890 para se referir às chapas de impressão usadas para reprodução generalizada, que foram estampadas em chapas de aço e distribuídas para jornais e impressoras de publicidade.
A ideia por trás de um clichê é que esses modelos ou padrões já são muito confiáveis, testados pelo tempo e até fisicamente duráveis para mudá-los muito mais.
O código padrão geralmente é um código-fonte aberto que os programadores escreveram para uso em massa. Uma vez que funcionem como devem, poucas alterações são necessárias. Esses códigos são frequentemente módulos que as pessoas simplesmente adicionam ao seu trabalho, como algoritmos de reconhecimento de rosto, botões estilizados para a linguagem C e até mesmo aplicativos comuns da Web, como mapas do Google e vídeos incorporados do YouTube.
Cabeçalhos de programas também são bons exemplos de códigos padrão, especialmente em sites.