Definição – o que significa ciência de rede?
A ciência em rede estuda as ligações entre diversos campos das ciências, como engenharia, informação e redes biológicas.
De uma rede simples ponto a ponto a grandes redes de ponta como a World Wide Web, o objetivo comum de todas as estruturas de rede é compartilhar recursos de rede ou informações como arquivos, pastas, impressoras, scanners, etc. O recurso principal das ciências de rede é projetar princípios, algoritmos e ferramentas comuns que podem governar essas atividades de rede.
Definirtec explica a ciência da rede
Os serviços e a aplicação da ciência de redes ou ciência da Internet são praticamente ilimitados. As ciências de rede freqüentemente ajudam a reunir, armazenar e analisar grandes conjuntos de dados e auxiliar no foco no padrão de interações entre várias disciplinas de estudo. Este esforço é ainda aplicado para examinar o padrão de conjuntos de dados para atividades mais diversas, como experimentos biológicos, informações de comércio online, telecomunicações e tecnologias de vigilância.
Alguns dos aspectos fundamentais abrangidos pelo estudo das ciências das redes incluem:
- O estudo de estruturas de conectividade de redes fixas como estudos empíricos, modelos matemáticos e algoritmos computacionais.
- A inspeção de processos dependentes do tempo, como sincronização, passagem de mensagens e algoritmos pela rede.
- O exame de redes em evolução, como a World Wide Web e mudanças nas propriedades de topologia como conectividade, espectro, percolação, etc.
- A exploração das aplicações de redes complexas nas ciências físicas e de engenharia e avanços nesses campos.
- A investigação dos modelos matemáticos do comportamento da rede para prever o desempenho com o tamanho, complexidade e ambiente da rede.