Definição – O que significa Ciclo de Vida de Teste de Software (STLC)?
Um ciclo de vida de teste de software (STLC) é um conjunto de etapas usadas para testar produtos de software. O teste de software é uma parte crítica da preparação do software para uso e um STLC ajuda a tornar esse processo mais sofisticado, consistente e eficaz.
Definirtec explica o ciclo de vida do teste de software (STLC)
Muitas configurações de STLC começam com uma análise dos requisitos de teste ou descobrindo o que precisa ser realizado com o teste. Os desenvolvedores analisam todos os cenários possíveis em que a falta de testes pode levar a vulnerabilidades ou falhas de software. Uma das próximas etapas envolve o planejamento de teste, onde as equipes fazem concessões para os requisitos identificados. Posteriormente, há a execução do teste e outros acompanhamentos, como o teste de regressão para interações do usuário mais complexas e o reteste para alguns elementos que são mais problemáticos do que o módulo de código médio. Após a implementação, normalmente há uma etapa de “fechamento”, onde as equipes garantem a conclusão de tudo o que precisa ocorrer.
É importante observar que um ciclo de vida de teste de software é diferente de um ciclo de vida de liberação ou desenvolvimento, que também envolve teste, mas apenas como uma subparte das fases de produção relevantes. Em geral, o processo de lançamento de software tornou-se um processo um tanto padronizado, com fases rotuladas de alfa e beta, bem como outras etapas usadas para montar lentamente um produto de software e liberá-lo para um público de usuário final. Nos últimos anos, algumas organizações mudaram a maneira como abordam o lançamento e os ciclos de vida de teste, como um processo conhecido como “devops”, que é usado para criar uma ponte entre os ambientes de desenvolvimento e produção, ou até mesmo chamar os usuários finais para ajudar na identificação de problemas de software – algo que ocorre freqüentemente na comunidade de código aberto.