Definição – O que significa Ciclo de Desenvolvimento de Aplicativos (AD / Ciclo)?
O ciclo de desenvolvimento de aplicativos é uma série de processos ou etapas que estruturam o desenvolvimento de um aplicativo para finalizar um projeto da maneira mais eficiente. Os ciclos de desenvolvimento variam dependendo do tipo de organização e até mesmo de seus objetivos. Como resultado, cada organização pode ter um ciclo de desenvolvimento único.
Os processos dentro do ciclo não se concentram apenas na codificação real do software aplicativo, mas também incorporam a lógica e os processos de design nos quais a codificação é baseada. Isso normalmente é feito no início do ciclo, quando todos os requisitos estão sendo definidos.
Definirtec explica o ciclo de desenvolvimento de aplicativos (AD / Cycle)
O ciclo de desenvolvimento de aplicativos é muito semelhante a qualquer outro ciclo de desenvolvimento em termos de princípios e fases envolvidas, embora possa haver diferenças dependendo do que está sendo desenvolvido. Inclui os processos mais básicos, como design, desenvolvimento e teste.
Às vezes, o processo mais longo é a parte do design, na qual diferentes interessados - incluindo os desenvolvedores – precisam analisar os requisitos e especificações dos usuários e da tecnologia a ser usada. As partes interessadas devem reunir os requisitos necessários, realizar análises e desenvolver o design em várias iterações, de alto nível e detalhadas, para satisfazer tanto o usuário quanto o desenvolvedor. Alguns processos de design levam anos antes que um design final possa ser acordado, mas geralmente isso ocorre devido a questões de orçamento ou porque a tecnologia que pode atender a alguns dos requisitos ainda não foi desenvolvida.
Após o design, vem a fase de desenvolvimento real, em que os programadores baseiam seus códigos no design e na arquitetura especificados do sistema ou aplicativo que está sendo desenvolvido. Alguns requisitos ainda podem mudar durante a fase de desenvolvimento, o que pode dificultar o trabalho e desorganizar as coisas. Isso é chamado de aumento de escopo.
A fase de teste vem logo após o aplicativo ser codificado. Este processo é muito necessário, pois determinará se o aplicativo ou sistema é adequado para implantação. Quando tudo foi testado e considerado aceitável, o aplicativo está pronto para o varejo ou entregue a quem o encomendou. O ciclo termina aí para alguns, mas as organizações que são centradas no cliente geralmente estendem o ciclo para incluir uma fase de manutenção. Essa fase pode se estender indefinidamente ou até que o aplicativo chegue ao fim da vida útil e seja retirado e substituído por um novo.