Definição – o que significa ciclo da máquina?
Um ciclo de máquina consiste nas etapas que o processador de um computador executa sempre que recebe uma instrução em linguagem de máquina. É a operação mais básica da CPU, e as CPUs modernas são capazes de realizar milhões de ciclos de máquina por segundo. O ciclo consiste em três etapas padrão: buscar, decodificar e executar. Em alguns casos, a loja também é incorporada ao ciclo.
Definirtec explica o ciclo da máquina
O ciclo da máquina é a operação mais básica que um computador executa e, para realizar tarefas servis, como mostrar um único personagem na tela, a CPU precisa realizar vários ciclos. O computador faz isso desde o momento em que é inicializado até o momento em que é desligado.
As etapas de um ciclo de máquina são:
- Fetch – A unidade de controle solicita instruções da memória principal que está armazenada em uma localização da memória indicada pelo contador do programa (também conhecido como contador de instruções).
- Decodificar – as instruções recebidas são decodificadas no registro de instrução. Isso envolve quebrar o campo do operando em seus componentes com base no código de operação da instrução (opcode).
- Execute – Envolve o opcode da instrução, pois especifica a operação da CPU necessária. O contador do programa indica a seqüência de instruções do computador. Essas instruções são organizadas no registrador de instruções e, à medida que cada uma é executada, ele incrementa o contador do programa para que a próxima instrução seja armazenada na memória. Os circuitos apropriados são então ativados para executar a tarefa solicitada. Assim que as instruções forem executadas, ele reinicia o ciclo da máquina que inicia a etapa de busca.