Definição – o que significa o Lisp?
Lisp é uma família de linguagens de programação de computador que se originou em 1958 e, desde então, sofreu uma série de mudanças e dialetos. É considerada a segunda linguagem de programação de alto nível mais antiga em uso hoje, depois do Fortran.
O nome “Lisp” é derivado de “processamento de lista”, porque as listas vinculadas são parte das principais estruturas de dados e o código-fonte é composto de listas. Devido às suas origens, Lisp foi originalmente considerado um acrônimo e soletrado “LISP”.
Definirtec explica Lisp
Inicialmente, Lisp foi projetado para ser usado como uma notação matemática prática para programas de computador. A linguagem posteriormente ganhou popularidade e foi usada posteriormente para conduzir pesquisas de inteligência artificial, principalmente graças ao cientista da computação e cognitivo John McCarthy, a quem geralmente se atribui a invenção da inteligência artificial.
A linguagem mostrou sua utilidade ao longo do tempo. Lisp trouxe muitas idéias e conceitos teóricos populares da ciência da computação, como gerenciamento automático de armazenamento, tipagem dinâmica e o compilador de auto-hospedagem. Common Lisp e Scheme são duas das especificações práticas mais populares do Lisp que ainda são usadas para desenvolvimento de software / aplicativo.