Definição – o que significa ciberlibertário?
Um ciberlibertário é um indivíduo que subscreve uma espécie de ideologia sobre novas tecnologias, como a Internet. Ele ou ela defende o uso da tecnologia como meio de promover iniciativas individuais ou descentralizadas e menos dependência dos governos centrais.
A Electronic Frontier Foundation (EFF) é uma organização que defende os ciberlibertários e o ciberlibertarianismo.
Um ciberlibertário também é conhecido como ciber-libertário.
Definirtec explica Cyberlibertarian
Um ciberlibertário acredita que a tecnologia e a Internet são inerentemente libertadoras, independentemente do resultado real. O ciberlibertarismo é objeto de grandes críticas, mas alguns argumentam que há verdade e mérito em sua premissa central. Por exemplo, a Internet e a mídia digital são formas inerentemente descentralizadoras de comunicação, onde os indivíduos têm uma voz muito maior, em comparação com a mídia tradicional.
Existe também a questão de se os usuários podem criar projetos libertários ou libertadores com novas tecnologias. Os exemplos envolvem moeda alternativa como bitcoin, uma variedade de aplicativos de streaming de arquivos ilegais e vários tipos de comunicações clandestinas que frustram os esforços modernos de segurança e vigilância, sem mencionar o surgimento de vastos coletivos de hackers que desafiam guardiões institucionais e especialistas em segurança pagos.
Um ponto importante em torno dos valores ciberlibertários está relacionado a como a tecnologia acabará afetando a maneira como as pessoas vivem e seu efeito sobre as liberdades pessoais.