Ciberespaço

Definição – o que significa ciberespaço?

O ciberespaço se refere ao mundo do computador virtual e, mais especificamente, um meio eletrônico que é usado para facilitar a comunicação online. O ciberespaço normalmente envolve uma grande rede de computadores composta de muitas sub-redes mundiais de computadores que empregam o protocolo TCP / IP para auxiliar nas atividades de comunicação e troca de dados.

A principal característica do ciberespaço é um ambiente interativo e virtual para uma ampla gama de participantes.

No léxico comum de TI, qualquer sistema que tenha uma base de usuários significativa ou mesmo uma interface bem projetada pode ser considerado “ciberespaço”.

Definirtec explica o ciberespaço

O ciberespaço permite que os usuários compartilhem informações, interajam, troquem ideias, joguem, participem de discussões ou fóruns sociais, conduzam negócios e criem mídias intuitivas, entre muitas outras atividades.

O termo ciberespaço foi inicialmente introduzido por William Gibson em seu livro de 1984, Neuromancer. Gibson criticou o termo anos depois, chamando-o de “evocativo e essencialmente sem sentido”. No entanto, o termo ainda é amplamente usado para descrever qualquer recurso ou recurso vinculado à Internet. As pessoas usam o termo para descrever todos os tipos de interfaces virtuais que criam realidades digitais.

Mais sobre o ciberespaço

Em muitos aspectos importantes, o ciberespaço é o que as sociedades humanas fazem dele.

Uma forma de falar sobre o ciberespaço está relacionada ao uso da Internet global para diversos fins, do comércio ao entretenimento. Onde quer que as partes interessadas criem espaços de reunião virtuais, vemos a existência do ciberespaço. Onde quer que a Internet seja usada, pode-se dizer, isso cria um ciberespaço. O uso prolífico de computadores desktop e smartphones para acessar a Internet significa que, em um sentido prático (embora um tanto teórico), o ciberespaço está crescendo.

Outro excelente exemplo de ciberespaço são as plataformas de jogos online anunciadas como enormes ecossistemas de jogadores online. Essas grandes comunidades, jogando todas juntas, criam seus próprios mundos cibernéticos que existem apenas no mundo digital, e não no mundo físico, às vezes apelidado de “espaço da carne”.

Para realmente considerar o que o ciberespaço significa e o que é, considere o que acontece quando milhares de pessoas, que podem ter se reunido em salas físicas no passado para jogar, o fazem cada uma olhando para um dispositivo de locais remotos. À medida que os operadores de jogos enfeitam a interface para torná-la atraente e atraente, eles estão, de certo modo, trazendo o design de interiores para o ciberespaço.

Na verdade, jogos como um exemplo, bem como streaming de vídeo, mostra o que nossas sociedades escolheram fazer com o ciberespaço como um todo. De acordo com muitos especialistas e especialistas em TI, incluindo F. Randall Farmer e Chip Morningstar, o ciberespaço ganhou popularidade como um meio de interação social, em vez de sua execução e implementação técnica. Isso lança luz sobre como as sociedades optaram por criar o ciberespaço.

Teoricamente, as mesmas sociedades humanas poderiam criar outros tipos de ciberespaço – domínios técnicos nos quais objetos digitais são criados, dimensionados e avaliados de maneiras técnicas. Por exemplo, ciberespaços onde a tradução de idiomas ocorre automaticamente em um piscar de olhos ou ciberespaços que envolvem entradas visuais em grande escala que podem ser renderizadas em uma parede de 10 metros

No final das contas, parece que os ciberespaços que criamos são bastante conformistas e unidimensionais em relação ao que poderia existir. Nesse sentido, o ciberespaço está sempre em evolução e promete ser mais diversificado nos próximos anos.