Ciberbalcanização

Definição – o que significa ciberbalcanização?

A cibercalcanização é a segregação da Internet em grupos menores com interesses semelhantes, a um grau que eles mostram uma abordagem tacanha para estranhos ou aqueles com visões contraditórias. Embora a Internet tenha sido amplamente creditada por ampliar a discussão, ela também pode servir como um meio de reunir grupos marginais com pontos de vista intolerantes. Portanto, embora a Internet tenha contribuído para a globalização e a troca de informações, ela também pode ser usada para promover a discriminação.

O termo ciberbalcanização combina o termo “ciber” com os Bálcãs, uma região política no sudeste da Europa com uma história de culturas, línguas e religião divididas.

Definirtec explica ciberbalcanização

Uma das principais vantagens da Internet é que ela permite que todos os tipos de pessoas divulguem suas opiniões e alcancem outras pessoas com interesses semelhantes. Como resultado, porém, também tem o mesmo poder de reunir aqueles com pontos de vista periféricos – e muitas vezes discriminatórios. A capacidade de se comunicar permite que essas comunidades floresçam mais do que fariam se essas pessoas fossem incapazes de se comunicar como resultado da separação geográfica. Como resultado, a Internet também tem servido para promover e incitar o ódio contra grupos minoritários, bem como promover agendas políticas ou sociais que não encontram muito espaço na mídia popular.