Definição – O que significa Ciberativismo?
Ciberativismo é o processo de uso de técnicas de socialização e comunicação baseadas na Internet para criar, operar e gerenciar ativismo de qualquer tipo. Ele permite que qualquer indivíduo ou organização utilize redes sociais e outras tecnologias online para alcançar e reunir seguidores, transmitir mensagens e promover uma causa ou movimento.
O ciberativismo também é conhecido como ativismo na Internet, ativismo online, ativismo digital, organização online, defesa eletrônica, e-campaigning e e-ativismo.
Definirtec explica o ciberativismo
O princípio básico de trabalho do ciberativismo é semelhante ao ativismo físico padrão: iniciar um movimento baseado no cidadão em direção a uma meta, causa ou objetivo específico. O ciberativismo usa ferramentas e plataformas de redes sociais para compartilhar e transmitir lemas e mensagens, e para interagir com os internautas. Essas plataformas incluem Twitter, Facebook, LinkedIn, YouTube e outras redes sociais populares e de nicho, junto com e-mail, mensagens instantâneas (IM) e outras ferramentas de colaboração online.
Dependendo da causa ou necessidade do e-ativista, o ciberativismo pode ser usado para diversos fins, como conscientizar, reunir e organizar seguidores e iniciar reações. Por exemplo, os e-ativistas usam e-petições assinadas digitalmente por vários seguidores antes de serem enviadas para autoridades governamentais e legislativas.