Chips

Definição – O que significa Chiplet?

Um chiplet é um tipo de componente de microprocessador que organiza vários núcleos em grupos, a fim de gerar designs de microprocessador mais rápidos. Como um grupo de núcleos, o chip gráfico funciona com outros chips em um sistema de circuito integrado para acelerar a transmissão e o processamento de dados em uma CPU.

Definirtec explica Chiplet

A construção do chip depende do design multi-core. À medida que os computadores começaram a ficar cada vez mais rápidos, os fabricantes de chips experimentaram várias maneiras de aumentar a velocidade e a eficiência. Eventualmente, os sistemas mudaram de projeto de núcleo único para núcleo múltiplo – dois ou mais núcleos paralelos processariam as informações em conjunto. Agora, nos últimos anos, o multi-core realmente se expandiu à medida que empresas como a AMD experimentam construir chips em um sistema multi-core sincronizado com dezenas de núcleos.

Outra maneira de explicar o surgimento do multinúcleo é que se torna mais fácil para a empresa projetar muitos núcleos paralelos que operarão em uma velocidade mais rápida do que um único núcleo, não importa quão bem esse processador seja bem elaborado. Também há alguma controvérsia em torno dos chips e designs associados com base na lei de Moore – a lei de que o número de transistores em um circuito integrado pode dobrar continuamente. A lei de Moore contribuiu para aumentos dramáticos na velocidade do dispositivo e na capacidade de mídia de armazenamento, mas não deve durar para sempre, e isso é algo que os fabricantes de hardware estão considerando no ambiente multi-core de hoje.