Definição – O que significa Chip RFID?
Um chip RFID é outro termo usado para definir uma etiqueta RFID. É uma etiqueta, etiqueta ou cartão que pode trocar dados com um leitor usando sinais de radiofrequência (RF). Geralmente tem uma antena embutida e um circuito integrado IC). A antena pode enviar e receber ondas de rádio, enquanto o IC se encarrega de modular e demodular os sinais de rádio, bem como processar e armazenar dados.
Definirtec explica o chip RFID
Os chips RFID são bastante semelhantes às etiquetas de código de barras, pois normalmente funcionam com um scanner ou leitor correspondente. No entanto, os chips RFID têm vantagens significativas. Como um chip RFID se comunica com um leitor por meio de ondas de rádio (não infravermelho, que está sendo usado pela tecnologia de código de barras), o chip não precisa ser posicionado bem na frente do leitor. Ou seja, a linha de visão não é necessária.
Além disso, ao contrário de um par leitor de código de barras / etiqueta, que deve estar muito próximo (cerca de alguns centímetros), alguns pares de leitor / chip RFID podem funcionar mesmo se estiverem a alguns metros de distância. Além disso, enquanto uma etiqueta de código de barras só pode ser lida por um único leitor de cada vez, um chip RFID pode transmitir dados para vários leitores simultaneamente.
Existem diferentes tipos de chips RFID. Alguns requerem baterias, conhecidas como chips ativos, enquanto outros não (passivos). Outros são projetados para uso interno ou construídos para aplicações externas robustas. Os aplicativos mais comuns incluem rastreamento e identificação de objetos.
Os chips também podem diferir no tipo de frequência de rádio em que operam. Alguns se comunicam por Ultra High Frequency (UHF), High Frequency (HF) ou Low Frequency (LF).
Os chips RFID podem ser acoplados em qualquer lugar: roupas, sapatos, veículos, contêineres e até mesmo plantas, animais e seres humanos (como implantes). Chips miniaturizados foram até mesmo anexados a insetos.