Definição – O que significa RAM Chip?
Um chip RAM é um microchip usado como armazenamento de RAM para computadores e outros dispositivos. Este é o chip real que é soldado em pequenas placas de circuito para criar cartões ou bastões de RAM, e é classificado para desempenho e capacidade de forma diferente, dependendo do modelo e fabricante. Na indústria de dispositivos móveis, o chip de RAM mais comum usado é o DDR3, que tem uma capacidade de armazenamento de 1 a 3 GB.
Definirtec explica o chip RAM
Um chip de RAM é o dispositivo real que contém os transistores que permitem a implementação de memória de acesso aleatório no hardware. É a parte mais básica e integrante da memória, pois é o bloco de construção básico para cartões de RAM e outros aplicativos.
Os chips de RAM chegaram ao mercado no final da década de 1960, e o primeiro chip DRAM disponível comercialmente foi o Intel 1103, lançado em outubro de 1970. Hoje, os chips de RAM usam as mesmas tecnologias disponíveis para a maioria dos microchips e microprocessadores, o que os permite para ser feito usando os mais recentes processos sub-20 nm, permitindo que sejam menores e mais rápidos, tenham mais capacidade e sejam relativamente mais baratos de fazer do que as gerações anteriores de chips.
Os chips de RAM são integrados em pequenas placas de circuito que contêm controladores e barramentos para permitir a comunicação com o computador ou PC ou estão disponíveis como módulos separados substituíveis. Em dispositivos móveis, no entanto, o chip RAM é soldado diretamente na placa-mãe para economizar espaço e, portanto, não é removível. Existem tantos tipos de chips de RAM quanto tipos de RAM, desde SRAM, DRAM até a VRAM mais especializada e muito mais.