Definição – O que significa Chip Multithreading (CMT)?
Chip multithreading (CMT) é uma forma de aumentar o desempenho por meio do processamento paralelo. É a capacidade do microprocessador de processar vários threads de execução de hardware, bem como processar vários threads de software.
Definirtec explica Chip Multithreading (CMT)
A melhor maneira de obter CMT é chamada de chip multiprocessing (CMP), uma tecnologia desenvolvida pela Sun Microsystems. A principal característica da tecnologia envolve a duplicação de todo o núcleo do processador junto com a maioria de seus subsistemas e sua colocação em um único molde de silício. Isso pode ser feito empacotando dois processadores modificados com circuitos lógicos adicionais que permitem que eles se comportem exatamente como um único die dual core.
Um grande benefício do CMP é sua compatibilidade retroativa com as gerações anteriores. Isso permite que um processador CMP se ajuste a uma configuração de computador existente e multiplique o número de processadores no sistema. Com o aumento dos núcleos de processamento, ocorre um aumento na validação do processador. No entanto, há uma desvantagem nessa tecnologia. Multiplicar o número de processadores aumenta exponencialmente o número de transistores, que ocupa mais espaço, é mais caro e tende a causar problemas de dissipação de calor.
Chip multithreading é uma aplicação de processamento paralelo. Pode ser visto como semelhante ao multithreading de software, onde várias atividades do processador podem ser realizadas em um único processo. A única diferença é que o CMT é baseado em hardware, de modo que o processador lida com os diferentes threads em vez do software. A principal vantagem disso em comparação com tecnologias de processador mais antigas é o rendimento aprimorado.