“Chip e PIN” é um termo utilizado para descrever um tipo de cartão de crédito ou débito que possui um chip incorporado que armazena informações sobre a conta do titular do cartão, bem como um número de identificação pessoal (PIN) que é utilizado para verificar a identidade do titular do cartão.
Os cartões com chip e PIN são considerados mais seguros que os cartões de crédito ou débito tradicionais porque o chip dificulta a clonagem do cartão pelos criminosos, e o PIN acrescenta uma camada extra de segurança ao exigir que o titular do cartão digite seu PIN para concluir uma transação.
Existem algumas desvantagens do chip e dos cartões PIN, no entanto, incluindo o facto de poderem ser mais caros para as empresas do que os cartões tradicionais, e de exigirem que os titulares dos cartões se lembrem do seu PIN, o que pode ser um desafio para algumas pessoas. Como se usa um chip e um PIN? Um chip e PIN é um tipo de cartão de crédito ou débito que tem um microchip incorporado que armazena as informações do seu cartão, assim como um PIN (Personal Identification Number) que é usado para autenticar transações.
Para utilizar um chip e um cartão PIN, terá primeiro de inserir o cartão num leitor de cartões e introduzir o seu PIN. O leitor de cartões irá então verificar o seu PIN e permitir-lhe-á concluir a transacção.
Os cartões com chip e PIN são mais seguros que os cartões de crédito ou débito tradicionais, pois são muito mais difíceis de clonar e o PIN acrescenta uma camada extra de segurança.
Se estiver a utilizar um chip e um cartão PIN num país que ainda não tenha adoptado amplamente esta tecnologia, poderá ter de utilizar uma assinatura em vez de um PIN. Neste caso, o leitor de cartões irá pedir-lhe para assinar a transacção. Como posso saber se o meu cartão é chip e PIN? Se o seu cartão tem um chip, é provável que seja um chip e um cartão PIN. Para ter certeza, você pode verificar com o emissor do seu cartão.
Porque é que os americanos cortam cartões?
A principal razão pela qual os americanos cortam os cartões é para reduzir o risco de roubo de identidade e fraude. Ao cortar cartões, os americanos podem impedir que suas informações sejam roubadas e usadas para cometer fraude ou roubo de identidade.
Há várias formas de os criminosos poderem roubar informações de cartões de crédito e débito. Eles podem usar dispositivos de escumação para capturar informações do cartão quando o cartão é usado em um caixa eletrônico ou ponto de venda. Eles também podem mergulhar no lixo para encontrar recibos ou extratos descartados que contenham números de cartão e outras informações. Ou podem simplesmente roubar uma carteira ou carteira que contenha cartões.
Ao cortar os cartões, os americanos podem dificultar muito mais o roubo de informações por parte dos criminosos. E embora o corte de cartões possa não impedir completamente o roubo ou fraude de identidade, pode ajudar a reduzir o risco.
Quão seguros são o Chip e o PIN?
Chip e PIN é um sistema muito seguro, desde que os cartões e terminais sejam usados corretamente. Se um cartão for perdido ou roubado, o chip fornece segurança extra contra o uso não autorizado. E se um PIN for introduzido incorrectamente três vezes, o cartão será bloqueado e só poderá ser utilizado com uma assinatura.
Tem havido alguns casos de fraude de alto nível envolvendo Chip e PIN, mas estes têm sido normalmente o resultado de criminosos que usam dispositivos de escumação para copiar os detalhes do cartão, ou de infiltrados em varejistas ou bancos que comprometem o sistema. Em geral, o Chip e o PIN é muito mais seguro do que o sistema de banda magnética mais antigo, e é por isso que está sendo adotado em todo o mundo. Você pode usar um cartão sem chip em um caixa eletrônico? Se você está perguntando se pode usar um cartão sem chip em um caixa eletrônico, a resposta é não. Todos os caixas eletrônicos nos Estados Unidos exigem que você use um cartão com chip para poder sacar dinheiro.