Definição – o que significa o Clipper Chip?
O chip clipper era um chipset desenvolvido pelo governo dos EUA durante o governo Clinton. Foi planejado como um dispositivo de criptografia para ser usado por todas as empresas de comunicação para seus serviços de transmissão de voz.
O governo dos EUA precisava de uma maneira de controlar todas as comunicações dentro e fora dos EUA, por isso propôs a iniciativa do chip clipper em 1993. Ele foi projetado com a segurança em mente, mas devido à reação pública, não deu certo e foi demolido em 1996.
Definirtec explica o Clipper Chip
O chip clipper usava o chamado algoritmo skipjack, desenvolvido pela Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA) e classificado como secreto. Ele continha o chip CAPSTONE, que fornecia todo o processamento criptográfico. O chip clipper deveria ser adotado por todas as empresas de telecomunicações dos Estados Unidos para fornecer criptografia, evitando assim a escuta externa. No entanto, havia uma porta dos fundos; o governo tinha a chave de descriptografia e qualquer pessoa legalmente autorizada poderia obter acesso à chave e descriptografar todas as mensagens.
O chip clipper provocou reação do público e da indústria de computadores como um todo devido a possíveis problemas de privacidade e possíveis abusos. O Electronic Privacy Information Center e a Electronic Frontier Foundation contestaram a proposta, dizendo que ela poderia sujeitar os cidadãos a uma possível vigilância ilegal. Além disso, os indivíduos e o setor empresarial podem ficar presos a um sistema de comunicação inseguro, pois a criptografia do chip clipper e a classificação do segredo não podem ser avaliadas pelo público.