Definição – O que significa Checksum?
Uma soma de verificação é um método de detecção de erro em que o transmissor calcula um valor numérico de acordo com o número de bits definidos ou não definidos em uma mensagem e o envia junto com cada quadro de mensagem. Na extremidade do receptor, a mesma função de checksum (fórmula) é aplicada ao quadro de mensagem para recuperar o valor numérico. Se o valor do checksum recebido corresponder ao valor enviado, a transmissão será considerada bem-sucedida e sem erros.
Uma soma de verificação também pode ser conhecida como soma hash.
Definirtec explica Checksum
Uma soma de verificação incompatível mostra que a mensagem inteira não foi transmitida. O TCP / IP e o UDP (User Datagram Protocol) fornecem uma contagem de checksum como um de seus serviços.
O procedimento de geração de checksum a partir de mensagens é chamado de função checksum e é executado usando um algoritmo de checksum. Algoritmos de checksum eficientes produzem resultados diferentes com grandes probabilidades se as mensagens forem corrompidas. Bits de paridade e dígitos de verificação são casos especiais de checksum adequados para pequenos blocos de dados. Certos códigos de correção de erros com base em somas de verificação são até capazes de recuperar os dados originais.
As ferramentas de soma de verificação mais comumente usadas incluem:
- “cksum” – comandos Unix que geram verificação de redundância cíclica de 32 bits (CRC) e contagem de bytes para um arquivo de entrada
- “md5sum” – comando Unix que gera a soma do algoritmo 5 do Message-Digest (MD5)
- “jdigest” – ferramenta Java GUI que gera somas MD5 e Secure Hash Algorithm (SHA)
- “Jacksum” – interface de programação de aplicativo Java que incorpora várias implementações de checksum e permite qualquer número de extensões
- “jcksum” – bibliotecas Java usadas para calcular a soma de verificação usando diferentes algoritmos