Definição – O que significa a codificação por deslocamento de frequência (FSK)?
Frequency-shift keying (FSK) permite que a informação digital seja transmitida por mudanças ou desvios na frequência de um sinal de portadora, mais comumente uma onda senoidal de portadora analógica. Existem dois estados binários em um sinal, zero (0) e um (1), cada um dos quais é representado por uma forma de onda analógica. Esses dados binários são convertidos por um modem em um sinal FSK, que pode ser transmitido via linhas telefônicas, fibra ótica ou mídia sem fio.
FSK é comumente usado para aplicativos de identificação de chamadas e medição remota.
FSK também é conhecido como modulação de frequência (FM).
Definirtec explica a codificação de frequência (FSK)
Por exemplo, um modem compatível com Hayes de baixa velocidade usa uma técnica FM unbit. Quando nenhuma informação digital é transmitida, a frequência é 1,700 Hz. Quando um é transmitido, a frequência muda para 2,200 Hz. Quando um zero é transmitido, a frequência muda para 1,200 Hz. O número dessas mudanças de frequência por segundo é medido como baud ou taxa de modulação. Assim, um modem de 2,400 bauds pode processar zeros e uns de um computador a uma taxa de 2,400 bits por segundo usando FSK. Esta é a comunicação digital mais simples, em que baud e taxa de bits são iguais e medidas em bits por segundo.
Em modems e técnicas de transmissão de dados mais avançados, um símbolo pode ter mais de dois estados, não apenas zeros e uns. Também pode representar mais de um bit de informação. No entanto, um único bit sempre representa um de dois estados – zero (0) ou um (1). Neste caso, baud (ou taxa de símbolo expressa em símbolos / segundo ou pulsos / segundo) e taxa de bits são diferentes e não devem ser confundidas.