Definição – o que significa chave secreta?
Uma chave secreta é um pedaço de informação ou parâmetro usado para criptografar e descriptografar mensagens em uma criptografia simétrica ou chave secreta.
Na criptografia assimétrica, duas chaves separadas são usadas. Uma é uma chave pública e a outra é uma chave secreta.
Uma chave secreta também pode ser conhecida como chave privada.
Definirtec explica a chave secreta
Ao usar criptografia simétrica, apenas uma chave é usada para criptografia e descriptografia. No entanto, na criptografia assimétrica, há uma chave privada e uma chave pública envolvidas nos processos de criptografia e descriptografia. A chave secreta pode ser mantida por uma pessoa ou trocada com outra ao enviar mensagens criptografadas. Se apenas uma chave estiver disponível para criptografia e descriptografia, o remetente e o destinatário de uma mensagem precisam ter uma cópia da chave secreta para poder ler a mensagem.
O aspecto mais difícil desse tipo de criptografia é como distribuir a chave para uma segunda parte sem afetar a segurança.
Os sistemas de criptografia de chave secreta são frequentemente classificados como cifras de fluxo ou cifras de bloco. As cifras de fluxo funcionam em um único bit por vez e também usam algum tipo de mecanismo de feedback para que a chave mude regularmente. Uma cifra de bloco, por outro lado, criptografa um bloco de dados por vez usando precisamente a mesma chave em cada bloco.
O esquema de criptografia de chave secreta mais aceito é a criptografia do Data Encryption Standard (DES). Outros sistemas de criptografia usados para criptografia de chave secreta incluem o Advanced Encryption Standard (AES) e CAST-128/256.