Definição – o que significa chave de segurança de rede?
Uma chave de segurança de rede geralmente se refere à senha ou chave alfanumérica que os usuários finais inserem para acessar uma rede local.
No uso comum, a chave de segurança de rede difere de outras chaves de rede usadas para determinar endereços de rede, etc. Uma chave de segurança é um recurso para um protocolo de segurança específico que ajuda a proteger a rede local.
Definirtec explica a chave de segurança de rede
Os protocolos de segurança comuns incluem Wired Equivalent Privacy (WEP), Wi-Fi Protected Access (WPA) e WPA2. Cada um desses protocolos diferentes oferece seus próprios métodos para manter as redes seguras. WEP foi o primeiro protocolo de segurança desenvolvido para redes sem fio. É fácil de configurar, mas também possui certas vulnerabilidades. Uma alternativa é o WPA, que normalmente usa uma chave pré-compartilhada (PSK) e, para muitos profissionais de TI, oferece um serviço de criptografia melhor. O WPA2 surgiu do WPA como uma escolha mais moderna.
Normalmente, a chave de segurança da rede é inserida em pontos-chave na configuração de uma rede e no acesso à rede a partir de um dispositivo. As chaves de segurança de rede podem ser armazenadas para fácil uso, de forma que o usuário final não precise se lembrar da chave todas as vezes que fizer logon. No entanto, o uso de chaves de segurança de rede pode ser frustrante e irritante para muitos usuários finais, por exemplo, quando há problemas com a calibração ou configuração do protocolo, quando eles esquecem suas chaves ou quando não sabem qual é a chave porque outra pessoa configurou a rede. As empresas agora estão experimentando outras formas de segurança além das chaves de segurança, incluindo a biometria, onde o sistema usa as características físicas exclusivas de uma pessoa para acessar, em vez de exigir que ela se lembre de uma chave ou senha.