Definição – o que significa chave criptográfica?
Uma chave criptográfica é uma sequência de bits usada por um algoritmo criptográfico para transformar texto simples em texto cifrado ou vice-versa. Essa chave permanece privada e garante uma comunicação segura.
Uma chave criptográfica é a parte central das operações criptográficas. Muitos sistemas criptográficos incluem pares de operações, como criptografia e descriptografia. Uma chave é uma parte dos dados variáveis fornecidos como entrada para um algoritmo criptográfico para executar esse tipo de operação. Em um esquema criptográfico adequadamente projetado, a segurança do esquema depende da segurança das chaves usadas.
Definirtec explica a chave criptográfica
As chaves criptográficas são simétricas ou assimétricas. A criptografia simétrica requer apenas uma chave, que é usada para criptografar e descriptografar dados. A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes: uma para criptografia e outra para descriptografia. Uma autoridade de certificação (CA) fornece pares de chave pública / privada usando a infraestrutura de chave pública. O processo de autoridade de registro de certificado digital começa antes que o status do certificado digital do usuário seja comunicado à CA.
As chaves criptográficas podem ser ainda indexadas pelos fins para os quais são usadas, que podem incluir criptografia e descriptografia de dados, verificação de assinatura digital, criação de assinatura digital, autenticação de mensagem, transporte de chave e embalagem de chave.
O comprimento de uma chave é normalmente expresso em bits. Uma chave mais longa torna mais difícil quebrar os dados criptografados; no entanto, uma chave mais longa resulta em períodos de tempo mais longos para realizar processos de criptografia e descriptografia.
O CA fornece as chaves. A chave privada é fornecida ao solicitante da chave. A chave pública é tornada pública em um diretório de acesso aberto. As chaves privadas nunca viajam pela Internet e, portanto, permanecem privadas.