Um macaco do caos é um software que destrói dados ou equipamentos de forma aleatória para testar a capacidade de uma organização de se recuperar de tais desastres. O termo foi cunhado por Rich Hickey, o criador da linguagem de programação Clojure, em uma palestra que ele deu em 2009.
A ideia por trás do caos macaco é que se você não consegue se recuperar de desastres aleatórios, então você não está preparado para a coisa real. Ao testar seus sistemas com um macaco do caos, você pode encontrar e corrigir qualquer fraqueza antes que eles sejam explorados por um atacante de verdade.
O caos macaco é apenas uma das muitas ferramentas no campo da engenharia do caos, que é a prática de introduzir deliberadamente o caos nos sistemas a fim de testar a sua resiliência. Outras ferramentas neste campo incluem a injeção de falhas, a injeção de falhas e os testes de resiliência. O que é o caos gorila? Chaos Gorilla é uma ferramenta que permite aos desenvolvedores injetar falhas em suas aplicações a fim de testar como eles respondem. Isto é frequentemente referido como “engenharia do caos”. Ao submeter seus aplicativos a falhas controladas, os desenvolvedores podem identificar e corrigir problemas antes que eles causem problemas aos clientes.
Porque é necessária a engenharia do caos?
A engenharia do caos é necessária para garantir que as aplicações de software sejam resistentes a eventos inesperados. Ao submeter as aplicações ao caos controlado, os engenheiros podem identificar e corrigir problemas potenciais antes que eles causem grandes problemas.
A engenharia do caos é especialmente importante para sistemas distribuídos, que são compostos de muitos componentes diferentes que devem trabalhar em conjunto para funcionar adequadamente. Se um componente falhar, o sistema inteiro pode falhar. Pela engenharia do caos, os engenheiros podem garantir que os sistemas distribuídos sejam capazes de se recuperar de falhas de componentes e continuar operando como pretendido.
O que é a ferramenta Gremlin?
Gremlin é uma ferramenta projetada para ajudar os desenvolvedores a testar a resiliência de suas aplicações. Ele funciona injetando falhas em sistemas de forma controlada, permitindo que os desenvolvedores vejam como suas aplicações reagem. Isto pode ajudá-los a identificar possíveis problemas e corrigi-los antes que eles causem problemas na produção.
O que é a plataforma caos? A plataforma caos é uma aplicação de software que permite aos utilizadores criar e gerir experiências caóticas. Ela fornece uma interface baseada na web para que os usuários definam cenários de caos, monitorem os experimentos e visualizem os resultados. A plataforma caos é de código aberto e está disponível gratuitamente.
Como se faz um teste de caos? Um teste de caos é um tipo de teste de software que é usado para determinar a estabilidade de um sistema. É normalmente feito submetendo o sistema a uma série de entradas aleatórias e observando as saídas. Se o sistema for estável, as saídas devem ser consistentes e previsíveis. Se o sistema for caótico, as saídas serão imprevisíveis e podem mudar drasticamente, mesmo com pequenas alterações nas entradas.