Definição – O que significa Mobile Switching Center (MSC)?
Um centro de comutação móvel (MSC) é a peça central de um subsistema de comutação de rede (NSS). O MSC está principalmente associado às funções de comutação de comunicações, como estabelecimento, liberação e roteamento de chamadas. No entanto, ele também executa uma série de outras funções, incluindo roteamento de mensagens SMS, chamadas em conferência, fax e faturamento de serviços, bem como a interface com outras redes, como a rede telefônica pública comutada (PSTN).
O MSC é estruturado de forma que as estações base se conectem a ele, enquanto ele se conecta à PSTN. Como os telefones celulares se conectam a essas estações-base, todas as formas de comunicação, seja entre dois telefones celulares ou entre um telefone celular e um telefone fixo, passam pelo MSC.
Definirtec explica o Mobile Switching Center (MSC)
Uma pequena operadora de rede pode empregar apenas um MSC, enquanto uma grande operadora requer vários MSCs. O MSC desempenha um papel significativo em handovers, particularmente handovers envolvendo vários controladores de estação base – conhecidos como handovers inter-BSC ou intra-MSC – bem como aqueles envolvendo vários MSCs, conhecidos como handovers inter-MSC.
Em uma transferência entre BSC e ao detectar que um dispositivo móvel está se aproximando da borda de sua célula, um BSC solicita assistência de transferência de seu MSC. O MSC então verifica uma lista de células adjacentes e seus BSCs correspondentes e facilita a transferência para o BSC apropriado.
Conforme os telefones celulares se movem, é importante para o MSC determinar a localização de cada telefone para facilitar efetivamente o roteamento de comunicações entre eles. Para essa tarefa, o MSC trabalha com um grande banco de dados conhecido como registro de localização de casa (HLR), que armazena a localização relevante e outras informações para cada telefone móvel.
Como o acesso ao HLR usa muitos recursos de rede, a maioria das operadoras emprega registradores de localização de visitantes (VLRs). São bancos de dados relativamente menores, integrados ao MSC. Algumas operadoras implantam um VLR por MSC, enquanto outras configuram um VLR para atender a vários MSCs.