Definição – o que significa celular desbloqueado?
Um celular desbloqueado é um celular que funciona com qualquer provedor de serviços de rede. As operadoras de telefonia móvel normalmente oferecem aos assinantes um telefone bloqueado, essencialmente restringindo seu uso a operadoras e / ou países específicos.
Os provedores de rede podem bloquear um telefone celular usando uma configuração de software que impede o telefone de aceitar qualquer módulo de identidade do assinante (SIM), exceto aquele associado a uma operadora específica. O SIM é o microchip onde os dados do assinante são armazenados, incluindo as informações de identidade do assinante móvel internacional que é exclusivo para cada SIM e assinante. Com um celular desbloqueado, o telefone reconhecerá um cartão SIM de qualquer provedor de serviços.
Definirtec explica o celular desbloqueado
Em teoria, a maioria dos celulares é projetada para funcionar com qualquer operadora. No entanto, muitos telefones celulares bloqueados são doados ou vendidos a taxas de grande desconto quando adquiridos como parte de um contrato de serviço fixo de um ou mais anos. Isso permite que o provedor de serviços recupere o custo do telefone móvel durante a vigência do contrato.
As leis que regem o bloqueio do SIM variam de país para país. Países como Israel, Taiwan, Finlândia e Hong Kong proíbem explicitamente o bloqueio de telefones com o objetivo de vincular um assinante a uma rede. No entanto, a maioria dos outros países não tem leis específicas sobre bloqueio de SIM.
Para aqueles que têm um contrato com uma rede, os serviços de desbloqueio podem ser oferecidos pelo provedor de rede após um determinado período de tempo por uma taxa ou assim que o plano expira. Outras operadoras podem desbloquear um aparelho que ainda está sob contrato se a conta estiver em boas condições e nenhuma solicitação de desbloqueio tiver sido feita nos últimos 90 dias.
Existem muitas maneiras de desbloquear um telefone. Esses métodos incluem inserir um código especial, usar software de desbloqueio oferecido por serviços de terceiros ou falsificar dados do SIM para que o telefone reconheça o SIM como um associado à operadora.