Definição – o que significa Live CD?
Um live CD ou live disk é um sistema operacional (SO) inicializável independente e totalmente operacional em um disco, normalmente um CD ou DVD ou mesmo uma unidade USB, dependendo do tamanho do SO. Esta versão de um sistema operacional pode ser inicializada e executada em um PC sem nunca precisar ser instalada no disco rígido do computador ou alterar as configurações do PC, permitindo que um usuário recupere arquivos em um computador com um sistema operacional corrompido ou simplesmente experimente coisas diferentes sem medo de corromper quaisquer arquivos no disco ou na instalação do sistema operacional. Algumas versões do Linux são pequenas e portáteis o suficiente para funcionar em um live CD.
Definirtec explica o Live CD
Um live CD é uma versão de um sistema operacional que pode ser executado inteiramente em um CD / DVD sem a necessidade de instalação em um disco rígido do sistema e irá utilizar a RAM existente e dispositivos de armazenamento externos e conectáveis para armazenar dados, bem como o disco rígido existente dirigir nesse computador. Uma vez que nenhuma instalação é necessária, isso também significa que um live CD pode inicializar em um computador sem disco rígido. Isso permite aos usuários transformar a natureza da máquina que estão usando, digamos, de uma máquina Windows para uma Linux, transformando radicalmente o ambiente de trabalho sem ter que modificar o sistema operacional instalado. Tudo o que os usuários precisam fazer é conectar um live CD, inicializar a partir dele e então obter acesso a um sistema operacional totalmente diferente com funções totalmente diferentes.
Um live CD é muito útil para aplicativos e configurações de sandbox antes de colocá-los em ambientes de produção ou para recuperar dados de discos rígidos incapazes de inicializar corretamente no sistema operacional instalado por qualquer motivo. E como o próprio sistema operacional reside em uma mídia somente leitura, o risco de vírus e malware é muito baixo, tornando-o uma configuração ideal para computadores seguros.
Algumas distribuições Linux, como Puppy Linux e Damn Small Linux, que foram projetadas para sistemas mais antigos e têm requisitos de sistema minúsculos, são perfeitas para tarefas administrativas simples e para executar a recuperação de um computador morto.