Definição – o que significa cassete?
Um cassete é um meio de armazenamento que consiste em fita magnética enrolada em um compartimento de cartucho. As fitas podem armazenar diferentes tipos de mídia, incluindo áudio e vídeo. O termo autônomo “cassete” é mais frequentemente uma palavra casual para cassete de áudio, enquanto o formato de vídeo é normalmente referido como “cassete VHS (Video Home System).” Os primeiros computadores pessoais também usavam cassetes para ler e gravar dados.
Definirtec explica cassete
As fitas de áudio podem ser rastreadas até o início dos anos 1960 e as fitas de vídeo podem ser rastreadas até o início dos anos 1970. As cassetes de áudio foram originalmente fabricadas pela Phillips Company como brinquedos infantis, mas o seu aumento gradual na qualidade de gravação e reprodução distinguiu-as como um formato de áudio de grande consumo nos anos 1980. As fitas VHS foram introduzidas pela primeira vez pela empresa japonesa de eletrônicos, JVC, e também ganharam destaque na década de 1980.
Ambos os formatos eram baseados em mecanismos de fita bobina a bobina, que enrolavam fita plástica que ficava impressionada com impulsos eletromagnéticos. Essas impressões foram então lidas e convertidas em dados de áudio e / ou visuais por meio de elaborados sistemas de leitura e reprodução. Os cassetes basicamente consolidaram esse processo em embalagens menores, o que abriu um importante precedente para mídia portátil nas décadas seguintes.
Alguns computadores pessoais também costumavam usar cassetes para armazenamento de dados em fita magnética. Um exemplo disso era o Commodore Datasette, que fazia interface com os computadores pessoais da série Commodore 1530.