Cartucho de fita

Definição – o que significa cartucho de fita?

Um cartucho de fita é um dispositivo de armazenamento que contém um carretel de fita magnética usado para armazenar diferentes tipos de dados, desde dados corporativos a arquivos de áudio e vídeo. Cada cartucho é projetado para caber em um sistema de gravador de áudio / vídeo compatível ou sistema de computador. No contexto da computação, entretanto, um cartucho de fita é o cartucho de armazenamento de fita magnética usado em unidades de biblioteca de fitas para armazenar dados digitais em fita magnética, que é embalada em cassetes e cartuchos.

Os cartuchos de fita também são conhecidos como cartuchos de dados.

Definirtec explica cartucho de fita

Um cartucho de fita magnética é um componente essencial de um sistema de backup robusto, que faz uso de bibliotecas de fitas para armazenamento de backup de longo prazo. O cartucho de fita é a parte real do hardware em que os dados são salvos; por meio de um autocarregador ou robô, o cartucho é inserido em uma das várias unidades de fita em uma unidade de biblioteca de fitas para leitura e gravação.

Devido à natureza do cartucho de fita, apenas a gravação e a leitura sequenciais são possíveis; portanto, se um arquivo específico precisar ser localizado, a unidade de fita deve ler o cartucho de fita desde o início do spool até atingir o local do arquivo específico. Isso pode levar tempo e é a maior desvantagem de um sistema de armazenamento que usa cartuchos de fita magnética. No entanto, a fita é mais barata por gigabyte em comparação com discos rígidos e unidades de estado sólido, tornando-a ideal para arquivamento de armazenamento de longo prazo.