Cartel

Um cartel é um acordo ilegal entre duas ou mais empresas para fixar preços, alocar clientes ou limitar a produção. Cartéis normalmente se formam quando as empresas de um setor se convencem de que podem aumentar os lucros cooperando umas com as outras em vez de competir.

Existem muitos tipos diferentes de cartéis, mas todos eles envolvem algum tipo de conluio entre empresas concorrentes. O tipo mais comum de cartel é um cartel de fixação de preços, no qual as empresas concordam em cobrar o mesmo preço pelos seus produtos. Cartéis de fixação de preços são ilegais sob as leis antitruste em muitos países, e podem levar a preços mais altos para os consumidores e reduzir a concorrência no mercado.

Outros tipos de cartéis incluem cartéis de repartição de clientes, nos quais as empresas concordam em dividir clientes entre eles, e cartéis de produção, nos quais as empresas concordam em limitar a quantidade de produto que produzem. Os cartéis também podem assumir outras formas, tais como acordos para boicotar certos fornecedores ou para se envolverem no “bid rigging”.

Os cartéis são muitas vezes difíceis de detectar e processar porque normalmente envolvem acordos sigilosos entre empresas. Entretanto, as autoridades antitruste em muitos países têm uma série de ferramentas que podem usar para investigar e processar cartéis, como programas de leniência que oferecem imunidade contra processos em troca de informações sobre o cartel. Qual é outra palavra para sindicato? Um sindicato é definido como “um grupo de indivíduos ou organizações combinados para promover algum interesse comum”. Há muitas palavras que podem ser usadas para descrever um sindicato, incluindo cartel, clique, conspiração e anel.

Como se identifica um cartel?

Há algumas coisas chave a procurar quando se tenta identificar um cartel:

1. Fixação de preços – isto é quando as empresas concordam em cobrar o mesmo preço pelos seus produtos ou serviços. Isto é feito frequentemente para evitar a concorrência e aumentar os lucros.

2. Restrição de produção – isto é quando as empresas concordam em limitar a quantidade de produto ou serviço que produzem. Isto é muitas vezes feito de forma a manter os preços elevados e evitar a concorrência.
3. partilha do mercado – é quando as empresas concordam em dividir o mercado para os seus produtos ou serviços. Isto é muitas vezes feito para evitar a concorrência e aumentar os lucros.

4. colusão – isto é quando as empresas trabalham em conjunto para evitar a concorrência e aumentar os lucros. Isto pode assumir muitas formas diferentes, tais como fixação de preços, restrição de produção ou partilha de mercado.

Se você vir alguma destas coisas acontecendo, é uma boa indicação de que um cartel pode estar presente.

A Pepsi e a Coca-Cola são um exemplo de cartel? Não há resposta definitiva para esta pergunta, pois depende de como você define um cartel. Geralmente, um cartel é um acordo entre duas ou mais empresas para fixar preços, limitar a produção ou controlar o mercado para um determinado produto ou serviço. No caso da Pepsi e da Coca-Cola, tem havido várias alegações de comportamento semelhante ao cartel, mas nenhuma prova definitiva de que as duas empresas tenham se envolvido em tais práticas.

Os cartéis são ilegais no Reino Unido?

Sim, os cartéis são ilegais no Reino Unido. A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) é o cão de guarda da concorrência do Reino Unido e é responsável pela investigação e acusação de cartéis. A CMA pode impor multas de até 10% do faturamento global de uma empresa por atividade de cartel, e indivíduos podem ser presos por até cinco anos.

Os cartéis são ilegais nos EUA?

Sim, os cartéis são ilegais nos Estados Unidos. O Sherman Antitrust Act de 1890 proíbe qualquer contrato, combinação ou conspiração para restringir o comércio. Cartéis são normalmente acordos entre concorrentes para fixar preços, alocar clientes ou restringir a produção. Os cartéis são ilegais porque restringem a concorrência e aumentam os preços para os consumidores.

A Divisão Antitruste do Departamento de Justiça é responsável pela aplicação das leis antitruste, incluindo a Lei Sherman. A Divisão Antitruste tem um longo histórico de investigação e acusação de cartéis. Nos últimos anos, a Divisão tem processado cartéis em várias indústrias, incluindo autopeças, baterias, painéis LCD, construção naval, vitaminas e glúten de trigo.