Definição – o que significa Google Wallet?
A Carteira virtual do Google é um software de smartphone desenvolvido para telefones Google Android e projetado para substituir o processamento de cartão de crédito. A tecnologia da Carteira virtual do Google permite que um usuário faça um pagamento tocando em um smartphone e inserindo um código de segurança de quatro dígitos durante a finalização da compra. O Google Wallet também inclui recursos SingleTap, nos quais o software Wallet armazena cupons digitais, pontos de fidelidade e negócios no estilo Groupon do usuário. Essas informações facilitam as transações, descontos e acúmulo de pontos de recompensa com um único toque de um telefone em um leitor de Near Field Communication (NFC).
Embora ainda esteja em seus estágios iniciais, a tecnologia da Carteira virtual do Google deve se estender por todo o mercado de varejo nos próximos anos. Além disso, a Google Wallet será compatível com todos os telefones Google Android e todos os principais cartões de crédito.
Definirtec explica o Google Wallet
A versão 1.0 da Carteira virtual do Google foi lançada em 2011. Esta versão inicial do software funciona apenas no Google Nexus S – um dos poucos smartphones com o chip NFC necessário.
O Google fez parceria com a MasterCard, abrindo caminho para que o Google Wallet 1.0 se passasse pelo Citibank MasterCard, mas o Google espera que a tecnologia funcione com todos os principais cartões de crédito no futuro. A Google Wallet é aceita por mais de 150,000 varejistas nos Estados Unidos e 230,000 no exterior. Na verdade, europeus e asiáticos usam rotineiramente a tecnologia de smartphone para processamento de pagamentos.
Um usuário da Carteira virtual do Google deve configurar um PIN de quatro dígitos, que deve ser inserido antes da compra. Embora isso reduza a conveniência da tecnologia SingleTap, o Google acredita firmemente que o PIN é uma medida de segurança essencial que evita compras não autorizadas no caso de um telefone ser perdido ou roubado.
A Carteira virtual do Google armazena as informações do cartão de crédito de um usuário em um formato criptografado em um chip de computador de smartphone que é conhecido como Elemento Seguro. Este chip é separado da memória do telefone e acessível apenas por programas Secure Element. Este sistema protege as informações do cartão de crédito do usuário à medida que são transferidas do telefone para o leitor NFC. Para evitar a leitura do cartão de crédito, o chip NFC é totalmente desativado quando a tela do telefone está desligada.