Definição – o que significa cartão perfurado?
Um cartão perfurado é um simples pedaço de papel que pode conter dados na forma de pequenos orifícios perfurados, estrategicamente posicionados para serem lidos por computadores ou máquinas. É uma relíquia de programação de computador que foi usada antes dos muitos avanços de armazenamento de dados confiados hoje.
Um cartão perfurado também é conhecido como cartão perfurado, cartão IBM ou cartão Hollerith.
Definirtec explica Punch Card
Nas configurações de computação mais primitivas e primitivas, os cartões perfurados eram colocados em grandes computadores que mantinham muito pouca memória ou dados. Esses grandes computadores às vezes eram chamados de grandes máquinas de ferro. Um exemplo do uso da tecnologia de cartão perfurado está na renomada máquina de Turing inventada por Alan Turing, um líder na época no movimento da tecnologia da informação.
As falhas óbvias de design levaram a tecnologia de cartão perfurado a se tornar rapidamente obsoleta, à medida que novas formas de armazenamento de dados foram inventadas. Curiosamente, a unidade de dados usada por um cartão perfurado normalmente não se correlaciona com as menores unidades de dados mantidas na mídia de armazenamento atual. Em vez de usar dados binários, como fazem hoje, os cartões perfurados usavam caracteres individuais – principalmente letras e números – em que cada perfuração no cartão representava a seleção de um caractere específico.
Os cartões perfurados, como mainframe e supercomputadores do final do século 20, são agora itens históricos de curiosidade.